A idéia era tornar esse serviço tão simples que o usuário não pensasse no que estava fazendo, bastava apenas digitar algo, e enviá-lo. Essa mudança nos rumos da empresa ocorreu quando o programador Jack Dorsey se juntou à equipe e começou a desenvolver novas maneiras para os usuários utilizarem a nova ferramenta, inclusive através de aplicativos de computador como mensagem instantânea e e-mail. Ele foi o verdadeiro idealizador do serviço onde as pessoas expressam suas idéias, opiniões e informações em apenas 140 caracteres (Isto porque o projeto original era para celular, e muitos não enviavam mais de 160 caracteres em uma mensagem SMS – necessária para postar no serviço de forma móvel. Então, 20 caracteres ficam para o nome de usuário e o resto para o texto em si).--A idéia original que foi fonte de inspiração para a criação do TWITTER nasceu em 1992, quando Jack se inspirou no trabalho que fazia: se era possível usar tecnologia para taxistas dizerem onde estavam, porque não daria para as pessoas fazerem o mesmo? Quando o serviço se tornou o projeto mais importante da Odeo, Stone e Williams decidiram criar uma nova empresa tendo o TWITTER como produto principal. Williams comprou os direitos da Odeo e do TWITTER de investidores, juntou a empresa e o serviço que já existiam e criou uma nova empresa chamada Obvious Corporation.--Em março de 2006, a primeira versão do TWITTER, totalmente baseada na web, foi colocada no ar em 21 de março. Umas das primeiras mensagens foi: Ah isso vai ser viciante. Como era um projeto secreto, os usuários foram limitados exclusivamente para os funcionários da empresa e os seus familiares. Ninguém foi autorizado a contatar amigos que trabalhavam em outras empresas. Durante meses, foi conhecido como projeto Top Secret Alpha por causa de produtos concorrentes como o Dodgeball. O nome original do produto foi “twttr” inspirado pelo fato de que as SMS americanas tinham como padronização de códigos de cinco dígitos. Foi quando Stone nomeou o serviço de TWITTER como uma comparação entre a troca de informações em pequenas porções e o gorjear dos pássaros (em inglês “twitter”), argumentando que muitos desses toques se pareciam com os cantos de pássaros (por isso a mascote da marca é um simpático passarinho azul).
Finalmente em agosto o TWITTER foi lançado para o público. Rapidamente, o sistema de micro-mensagens online com textos de até 140 caracteres se tornou um verdadeiro sucesso. Esta restrição, em pouco tempo, concretizou definitivamente o TWITTER como um verdadeiro fenômeno. Ao limitar o tamanho dos posts, que inclusive podem ser enviados pelo celular, a ferramenta saiu na frente dos blogs – mais rápida e prática para postar mensagens – e se adequou definitivamente a um fenômeno descrito como Snack Culture (o consumo de conteúdo cada vez mais rápido e superficial e baseado em um mundo cada vez mais digital). Finalmente, em maio de 2007, se separou da Obvious para se tornar uma empresa: a Twitter Incorporated. Desde então, o TWITTER também vem sendo utilizado como uma eficiente ferramenta de mobilização social e política, especialmente em países submetidos a regimes autoritários. As micro-mensagens online, junto com os “torpedos” por telefone celular, são hoje a principal forma de comunicação para organizar as chamadas flash mobs (protestos instantâneos), que já deram tantas dores de cabeça a governantes de países como o Egito, Filipinas e Bielo-Rússia.
Quando o usuário se inscreve no TWITTER pode usar o serviço para postar e receber mensagens de uma rede de contatos. Em vez de enviar uma dúzia de e-mails ou mensagens de texto, pode mandar uma mensagem para sua conta no TWITTER e o serviço a envia para todos os seus amigos. Os membros usam o TWITTER para organizar reuniões inesperadas, manter uma conversa em grupo ou simplesmente para enviar uma novidade rápida e contar às pessoas o que está acontecendo. Em razão do grande volume de mensagens curtas, o conceito de rede social do TWITTER se baseia em consumir pílulas de informação sobre seus amigos quase em tempo real, engatando conversas em certas situações que lembram as páginas de recados do Orkut. Atualmente permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.
● Origem: Estados Unidos
Fonte: Mundo das Marcas
Nenhum comentário:
Postar um comentário