terça-feira, 1 de setembro de 2009

História da Marca - Orkut




A história

O ORKUT não teria surgido se não fosse a prática do Google em permitir, e muitas vezes estimular, que 20% do tempo de trabalho de cada funcionário possa ser utilizado para desenvolvimento de projetos pessoais. Um desses funcionários, o turco Orkut Büyükkokten, desenhista de interface com o usuário (sua função) na empresa, e que fazia pós-doutorado em ciência da computação em Stanford, desenvolveu um projeto de serviço de redes sociais onde muitos internautas pudessem reencontram amigos, se apaixonassem ou até mesmo arrumassem emprego. Desenvolveu o embrião do ORKUT nos bancos da universidade californiana. O resultado do projeto, batizado com seu sobrenome, foi ao ar na Internet em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Inicialmente, para participar do serviço de relacionamento, o internauta precisa ser convidado por e-mail. Em menos de seis meses o ORKUT atinge a marca de 1 milhão de membros.

Em 5 de abril de 2005, finalmente o ORKUT ganhou versão brasileira em língua portuguesa. Era o começo de um sucesso arrebatador. Uma legião de milhares de brasileiros aderiu ao ORKUT. Três meses depois, disponibiliza dez novas línguas: francês, italiano, alemão, espanhol, japonês, coreano, holandês, russo e chinês (tradicional e simplificado). Em setembro é integrado ao sistema Google Accounts. Nele, cada usuário, para fazer o acesso, deveria estar cadastrado como um usuário da rede Google. Em meados de 2006 o ORKUT atinge a incrível marca de 25 milhões de usuários no mundo inteiro e passa, em outubro, permitir que qualquer pessoa se cadastre no site, mesmo sem convite. No ano seguinte atinge a marca de 60 milhões de membros e anuncia re-estilização da interface de sua página na Internet com o objetivo de combater o avanço de sites como Facebook e MySpace. O ORKUT utiliza mensagens de erro engraçadinhas, como “Bad, bad server. No donut for you!” (fala adaptada de um dos episódios clássicos da série de TV “Seinfeld”, intitulado “The Soup Nazi”) para deixar, segundo a empresa, a informática mais palatável.

As comunidades

No ORKUT é possível criar comunidades, espécie de fóruns de discussão específicos em um determinado assunto. No Brasil, maior mercado do ORKUT no mundo, as comunidades mais populares são: Eu odeio acordar cedo (com mais de 3.4 milhões de membros), Eu amo fim de semana! (2.5 milhões de membros), Sua inveja faz a minha fama (2.2 milhões de membros), Eu amo chocolate (2.2 milhões de membros) e Eu acredito e confio em Deus (2.1 milhões de membros). Em uma pesquisa realizada em junho de 2008 revelou que o ORKUT possuía mais de um bilhão de comunidades.


Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Lançamento: 24 de janeiro 2004

● Fundador: Orkut Büyükkokten

● Sede mundial: Mountain View, Califórnia

● Proprietário da marca: Google Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Eric E. Scmidt
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Membros: + 75 milhões
● Acessos: 40º site mais visitado da Internet
● Presença global: + 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Brasil, Índia e Estados Unidos
● Segmento: Internet
● Principais produtos: Rede de relacionamento
● Slogan: Who do you know? (Quem você conhece?)
● Website: www.orkut.com

A marca no mundo

O sistema possui atualmente mais de 75 milhões de usuários cadastrados. O Brasil é o país com o maior número de membros, com cerca de 51.3% dos usuários do sistema, aproximadamente 37 milhões de usuários. A Índia é o segundo país com o maior número de membros (cerca de 17.5%), seguida dos Estados Unidos que possuí uma fatia de 11.3%, o que equivale a cerca de 8 milhões de usuários. Nos Estados Unidos, o estado que mais participa é a Califórnia, com cerca de 20,24%, seguido por Nova Iorque com 9,10% e Flórida com 7,94%. Aproximadamente 59.41% dos participantes do ORKUT são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Atualmente, em média, a cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no ORKUT por meio de convites enviados por e-mail ou criando uma conta no Google. Atualmente o ORKUT está disponível em 43 idiomas.

Fonte: Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário